Santa missa: às 9h todos os 1º e 3º Domingos

Rua Santa Lúcia, nº 818 - Vila Agrícola - Cajuru

A comunidade Santa Catarina de Sena teve início no ano de 1990 com celebrações nas casas. Em 1992 foi  doado um terreno para ser construída a capela que começou a ser levantada no dia 14 de julho de 1994 e concluída em 2013.

Atualmente a comunidade conta aproximadamente com 350 famílias que compõem a comunidade.

 

A festa litúrgica de sua padroeira Santa Catarina de Sena se comemora no dia 29 de abril.

Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.

Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.

História da Capela Santa Catarina de Sena

Teve início com suas Missas e Celebrações na casa da senhora Zélia no ano de 1992, pois ainda não tinha a capela construída por falta de um terreno, mas como todos tinham muita vontade de formar essa comunidade foram se unindo e formaram uma comissão, para juntos terem mais força, foi aí que uma moradora por nome de senhora Anilda de Lima Oliveira, se sentiu tocada em seu coração e doou um pequeno terreno medindo 19 x 29 para que construísse a capela, a partir da doação do terreno foi formado então a primeira equipe de coordenação para organizar os trabalhos de construção e também as pastorais como dízimo, liturgia, catequese, etc.

Para arrecadar fundos para iniciar a construção, eram feitas as rifas, pequenas festas e listas de arrecadações. O primeiro pároco foi o padre Lotário com a ajuda também do diácono João Cubas, que dava as orientações necessárias e com a colaboração de todos a comunidade deu início à construção da Capela no dia 13 de julho de 1994, pelo pedreiro senhor José que também era morador da comunidade, com bastante dificuldade mas também com muita perseverança dos fiéis foi construída a Capela, onde além das missas e celebrações, deram inicios também às novenas de honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, depois tivemos a construção do salão, o qual foi muito importante para os trabalhos de pastorais, pois além da catequese foi iniciado também os trabalho da Pastoral da Criança, clube de Mães e também curso de costuras, pinturas e tricô.

No ano de 2011 foi demolida a antiga construção, dando assim inicio a obras para a construção da atual capela, que contaram com o apoio e a supervisão do atual Pároco Pe. José Airton e a colaboração de toda a comunidade, durante esse tempo as missa e celebrações foram realizadas no salão.

Enfim os anos passaram desde a sua criação, são exatos 24 anos, hoje temos uma capela maior, um salão de festas mais estruturado.

Continuamos com os trabalhos de pastorais, como Pastoral de liturgia, canto, catequese e Pastoral da Criança.

 

Temos muito orgulho de nossa comunidade.

Oração Santa Catarina de Sena

Ó Catarina de Sena, irresistível Santa, à força de tua palavra não resistem os

corações dos pecadores e alcançam o Reino dos céus,

pela tua fé ardente e pela tua insistente oração.

Como outrora, faça sentir hoje o poder de tua intercessão,

para fortalecer a frágil paz entre os homens, libertar as vítimas das injustiças

e todos os oprimidos por qualquer adversidade. Conforta e cura os que sofrem

dos males do corpo e da alma. Roga a Jesus Cristo, Supremo Pastor,

pela paz de todo o mundo, pela unidade e fidelidade do Povo de Deus, a Igreja.

Pede também pelo bem de Nossa Pátria, o Brasil. Finalmente,

se recorda também de mim, que te invoco com fé, sabendo que nunca

abandonas na dificuldade, os que te consideram como mãe e mestra.

Amém.

* Tríduo de Santa Catarina de Sena

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com