Santa missa: às 9h todos os 2º e 4º Domingos

Rua Leonardo Gelinski, nº 1321 - Vila Autódromo - Cajuru

A Comunidade São João surgiu com a movimentação de fiéis que se reuniam em uma pequena casa para rezarem. Com o passar do tempo a comunidade recebeu a doação do terreno para a construção da nova capela que começou a ser construída em 1988. Atualmente a comunidade conta com aproximadamente 80 famílias.

​​

A Festa de seu padroeiro São João acontece no dia 24 de junho.

 

Com a Graça de Deus, neste mês de Junho iremos realizar a festividade de nosso Padroeiro São João Batista, desde já agradecemos a todos, aqueles que colaboraram e que colaboram com a comunidade, como doações e trabalhos. Pois em breve poderemos começar a trabalhar com nossos projetos de evangelização jovem na comunidade.

História da Capela São João

Quando ainda a comunidade de São Martinho de Lima era Capela da Paróquia N. Sra. do Rosário de Belém, foi cedido o direito pelo Sr. José Aparecido do Nascimento (in memoriam), a esposa Celia da Cruz e a Dona Rosa Rodrigues (in memoriam) o terreno para a Capela.

No dia 07 de agosto de 1988 às 14h30 foi marcada uma procissão de frente da casa do Sr. Diácono João Cubas e o Presidente da Associação, levando o cruzeiro até o local da capela, após a benção do cruzeiro, Frei Vicente celebrou a 1ª Santa Missa na comunidade, com o cruzeiro em terra batida, colocaram uma mesa para ser o altar, assim iniciava os trabalhos na comunidade de São João Batista.

O 1º Presidente do CAEC da Capela São João Batista foi o Sr. José Aparecido do Nascimento, a comunidade crescia com muita dificuldade, aos poucos foi se criando uma sala onde todos os trabalhos eram feitos de forma “formiguinhas”. Tudo acontecia neste espaço: (Catequese, Aulas de tricô, corte e costura, as sopas oferecidas as pessoas carentes pela então Pastoral da Criança, e outros trabalhos que a comunidade fornecia). Como também os apoios que tínhamos das Irmãs Dominicanas nas Catequeses e trabalhos do início de nossa comunidade.

Temos alguns fatos para recordar:

O 1º Casamento da Capela foi o do Sr. Cristiano e Sra. Regina, o primeiro batizado foi de Edilson Fabiano de Souza Junior, tivemos também o casamento comunitário realizado em 2004 pelo Pe. Ênio José Kogeratski, onde a preparado 12 casais, pelo Diácono Saul Torres, tivemos também um fato inédito em dezembro de 2017, o casamento de quatros irmãos, estes filhos da Sra. Izabel e do Sr. Valdomiro.

Os coordenadores de CAEC que passaram pela nossa comunidade após a saída do Sr. José Aparecido foi a Sra. Pascoalina B. Luz e seu esposo Sr. Wilson Luz, onde ficaram por anos a frente da coordenação, após este grande período entrou em setembro de 2007 Sr. Vorli e a esposa Sra. Nara, como também após a sua saída entrou a Sra. Glauce Alves de Godoy e seu esposo Sr. Jefferson Godoy e a partir de junho de 2016 assumiu a Sra. Cristina da Silva, onde todos esses ajudaram a crescer e a motivar cada vez mais nossa comunidade, crescendo ela nas estruturas, como também nos apoios as atividades que acontecem nela.

Nossos trabalhos aumentaram e fortaleceram com a então chegada do nosso atual Pároco Pe. José Airton de Oliveira, hoje temos um grupo grande de Coroinhas e Acólitos em nossa Comunidade onde é coordenado pelo jovem João Ederson M. Dranka e sua irmã Gislaine M. Dranka, onde fazem vigílias e desenvolvem um trabalho pastoral super animado e motivador com as crianças e adolescentes da comunidade. Temos um grupo de Mesc’s que servem ao altar e fazem as visitas missionárias com o Pe. José Airton, onde a coordenação é a Sra. Cleonice Camargo.

 

Todos os anos têm a catequese no nosso salão, onde muitas crianças e adolescentes aprendem as Sagradas Escrituras, e desenvolvem a palavra de Deus, mostrando a elas o Amor de Jesus a todos nós, sua coordenadora atual é a Sra. Maria da Luz Freitas. Todos os domingos, temos o plantão do Dízimo onde acolhem os novos integrantes e também recebem as contribuições, sua atual coordenadora é a Sr. Angelina Zampolli.

As nossas celebrações e missas hoje, acontecem aos Domingos 9h, temos também nas Quartas-feiras as novenas de N. Sra. do Perpetuo Socorro às 19h30, onde alguns anos atrás já acontecia, porém após o falecimento do Sr. Ramiro foram interrompidas e neste mês de Maio de 2018 voltaram a acontecer, nas Quintas-feiras a cada quinze dias no período da manhã nosso Pároco Pe. José Airton faz visitas às famílias da comunidade.

Agradecemos a todos da comunidade sem exceções, pois a cada festa do Padroeiro, a cada contribuição do Dízimo, a cada participação em nossas celebrações e missas, a cada oração que você tenha feito, tem nos incentivado e motivado cada vez mais a Comunidade e nossas Lideranças. A você que seu nome não apareceu no texto agradecemos também, pode ser que não esteja aqui, mas saiba que estará sempre em nossas orações.

 

Agradecemos a todas as lideranças, coordenações, aos Párocos que passaram por nossa Capela, ao nosso Pároco atual e a todos os fieis que a cada domingo vem celebrar conosco. A Comunidade São João Batista lhe agradece e o acolhe como irmãos fraternos. Nosso muito OBRIGADO.

“Eu não sou digno de desatar suas sandálias.” (São João Batista)

Oração de São João Batista

Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno,

ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima;

por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho,

de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o

Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de

darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for,

com o próprio sangue, como o fizestes vós, ao ser martirizado.

Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas

as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente

animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou,

possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna.

Amém.

* Tríduo de São João Batista

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com