Capelinhas

Coordenadora: Ivani Escudeiro Costa

Contato:

Reuniões:

Local: Casa das Irmãs da Sagrada Família no centro de Curitiba

Horário: 1ª quarta-feira de cada mês

Últimas Atividades e Acontecimentos:

01 de julho de 2018

 

- Encontro de mensageiras das capelinhas comemorando 80 anos

- Nossa missa de ação de graças pelo nosso trabalho, celebrado pelo padre Regis na paróquia santo Estanislau

- Confraternização das novenas  de natal nas casas

- Movimento e diocesano com tardes de formação retiros e encontros, com reuniões mensais toda primeira quarta-feira do mês.

Vídeos

O Movimento das Capelinhas começou dia 25 de agosto de 1937 na Paróquia Imaculado Coração de Maria.

 

O objetivo do movimento é com Maria evangelizar, levando a capelinha a visitar as famílias. Nas casas por onde passam, famílias colaboram com doações, feitas nas próprias capelinhas. Essas doações vão para o seminário e ajudam no custeio dos cursos e formações dos novos seminaristas, em especial aqueles que não podem pagar, assim formam novos padres. Sua contribuição é muito importante!

 

O compromisso das mensageiras é comparecer todos os 1º Sábados de cada mês trazendo a missa sua capelinha para ser colocada aos pés do altar, assim unindo a oração das famílias a qual visita como também a oração dos fiéis que participam da missa, usar camisetas e seu crachá.

 

Todas as 1º quartas-feiras de cada mês tem reunião geral das mensageiras, na casa das Irmãs da Sagrada Família no centro de Curitiba, participamos das tardes de formações e retiros sempre que marcados.

        

Nas reuniões as mensageiras sempre tiram um tempo para fazerem visitas às famílias novas que chegaram, assim também perguntam se desejam acolher a capelinha em sua casa e aproveitam para fala dos serviços prestados pela nossa paróquia.

 

JUNTOS EVANGELIZAMOS MAIS.

 

Facebook: Movimento de Capelinhas da Arquidiocese de Curitiba

História do Movimento das Capelinhas

 

O Movimento das Capelinhas difunde o culto familiar prestado a Deus por intermédio de Maria. Começou em 1888, no Equador, numa cidade chamada Guayaquil, pelo cônego José Maria Santistevan, da Congregação dos Padres Claretianos, que vendo a dificuldades das famílias, o materialismo, a falta de fé entre os jovens, chegou à conclusão que só a presença constante da Mãe de Jesus poderia ser uma solução. Começavam a nascer os principais objetivos do Movimento das Capelinhas: oração em família, diálogo e comunhão.

"Assim sendo, num certo dia, ao anoitecer, justamente na hora do "Ângelus", a cidade de Guayaquil foi iluminada pelo clarão de uma movimentada procissão luminosa que saindo da Igreja Matriz dirigiu-se para a casa da primeira família que recebia a visita da Capelinha de Nossa Senhora que começava a circular por toda a cidade. Por isso, recebeu o nome de "visita circulante do Imaculado Coração de Maria".

"Portanto, no dia 26 de agosto de 1888 nascia o Movimento das Capelinhas renovando e atualizando a peregrinação da "jovem de Nazaré", de casa em casa, com a missão de levar Cristo aos Lares".

O Movimento das Capelinhas rapidamente espalhou-se pelo mundo, chegando ao Brasil na época da Primeira Guerra Mundial, em 1914, na cidade de Belo Horizonte/MG.

O Movimento das Capelinhas na Arquidiocese de Curitiba teve seu início em 1937, na Paróquia do Imaculado Coração de Maria.

 

Os objetivos do Movimento das Capelinhas

 

- Evangelizar as famílias pela visita de Maria na Capelinha, como um instrumento propagador da Palavra de Deus, favorecendo a união fraterna e a oração, espiritualmente a do Terço;

- Propagar a devoção a Nossa Senhora;

- Desterpar a Vocações Sacerdotais e Religiosas, incentivando-as espiritual e maternalmente;

- As doações são destinadas para os seminários, para manterem as vocações;

 

Todos podem receber a visita da Capelinha, residências, comércios, escritórios, hospitais, entre outros, desde que esteja localizado nos limites da Paróquia.

Para receber a visita da Capelinha, deve entrar em contato com a mensageira responsável pela Capelinha mais próxima de sua casa, ou deixar o nome completo e endereço na secretaria Paroquial.

 

 

Fonte: http://www.santuarioguadalupe.com.br/capelinhas

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com