Catecumenato

Local: Paróquia

Dia: Os encontros acontecerão no sábado as 17 h, e as quartas feiras as 19h30.

Coordenador: Rosemere

Telefone: 99906-9774

“Bem-aventurado os humildes de espírito, porque é deles é o reino dos Céus” Mt 5:3

O catecumenato, catequese de adultos, está com as inscrições abertas.

A idade mínima é de 18 anos. O inicio dos encontros será em maio de 2019, com conclusão na Páscoa de 2020.

Os encontros acontecerão no sábado as 17 h, e as quartas feiras as 19h30.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, no valor de R$ 30,00 reais.

Mais informações no telefone (41) 3226-2310 com Adriana ou Edilson.

Catequese Catecumenal

A catequese catecumenal é a etapa mais longa de todo o processo de iniciação. Durante esse tempo, o catecúmeno vai progressivamente criando familiaridade com a Palavra de Deus, recebe formação catequética, é introduzido nos ritos litúrgicos e se exercita na prática da vida cristã. Como se pode notar a catequese catecumenal tem vários elementos que convergem para uma única finalidade que é a de ajudar o catecúmeno a assumir um novo modo de ser.

A catequese catecumenal tem um elemento doutrinal. O catecúmeno é instruído na doutrina da fé para que ele possa dar as razões da própria fé. O catecumenato é o tempo próprio para a catequese doutrinal que se realiza na explicação aprofundada do Símbolo Apostólico, dos mandamentos da Lei de Deus, do Pai-nosso e dos sete sacramentos. É claro que só os conteúdos doutrinários não fazem de uma pessoa um cristão verdadeiro. Mas é verdade também que sem conteúdo doutrinário, a fé arrisca permanecer sentimentalista e intimista.

A catequese catecumenal não se limita aos conteúdos de doutrina. Ela é principalmente narração das maravilhas que Deus realizou em favor de seu povo ao longo de toda a história da Salvação. A catequese catecumenal se torna assim catequese bíblica.

A catequese catecumenal, além de instruir, deve também introduzir o catecúmeno na familiaridade com a Palavra de Deus e com os ritos litúrgicos. A vida cristã, de fato, não é somente doutrina; é sobretudo realidade e mistério. Por isso, a catequese catecumenal tem a finalidade de introduzir o catecúmeno na vida de oração, pessoal e comunitária e ensina-lhe uma nova linguagem que é a linguagem dos símbolos.

O senso do mistério, a intimidade com Deus, a oração perseverante e a obediência à Palavra não são capacidades que se adquirem sem um exercício perseverante e cotidiano. A catequese catecumenal tem em vista tudo isso.

A vida cristã é vida nova em Cristo que inclui comportamentos novos, atitudes concretas e ações renovadas pela Boa Nova. Nesse sentido, o catecumenato é também a etapa em que o catecúmeno deve se exercitar nas virtudes cristãs e em que, progressivamente, ele vai se libertando dos vícios aos quais estava apegado.

Além de ser instruído no conhecimento dos dez mandamentos e das bem-aventuranças, o catecúmeno é auxiliado a colocar em prática a Nova Lei de Jesus Cristo. Assim, aos poucos, o catecúmeno poderá perceber em sua própria vida que viver as virtudes do Reino não é um sonho irrealizável, um ideal inalcançável. Instruído na ética cristã, fortalecido pela vida de oração e pela celebração da liturgia, incentivado pelo exemplo dos fiéis cristãos e, sobretudo, ajudado pela graça, o catecúmeno vai descobrindo aos poucos como a vida cristã exige o combate espiritual e, ao mesmo tempo, que a vida de santidade é uma realidade misteriosa presente na Igreja que o acolhe.

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com