IAM - Infância e Adolescência Missionária

Coordenador: Maria Aparecida dos Santos

 

Assessores:

Dirlei Cesar, Angelina Zampolli, Edilson Fabiano de Souza Jr, Maria Iraci Garcia e Ana Paula Schualtz.

Reuniões:

Local: Centro Catequético da Paróquia

Horário: Todos os SÁBADOS das 15h30 às 16h45

  Dai-me Senhor, um coração missionário!

Oração:

Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças e adolescentes que não vos conhecem; protegei-os e enviai muitos missionários para que elas vos reconheçam e tenham vida em abundância. Amém.

 

Carisma: 

Oração - Oração por todos os missionários de todos os continentes e rezam em especial para todas as crianças, de nosso país e também do mundo;

Sacrifício - Em forma de contribuição num poço, as crianças contribui para ajudar todos os missionários e as missões de nosso país e do mundo;

Solidariedade - Na forma de ajudar todas as crianças evangelizando e mostrando as coisas de Deus, a evangelização segue sendo crianças evangelizando crianças;

Por isso: "De todas as crianças do mundo, sempre amigos!"

Últimas Atividades e Acontecimentos:

26 de maio de 2018

Consagração da IAM Infância e Adolescência Missionária no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Comemorando a 6° Jornada Nacional e também os 175 anos da IAM no Mundo

24 de maio de 2018

Formação de Coordenadores" de grupos da IAM

Santuário Nossa Senhora do Carmo

Foto da última formação de assessores da IAM

Fotos da festa que fizemos para as crianças da IAM no aniversário dos 175 anos

1. A SEMENTE: Alguém na comunidade já ouviu falar, ou leu, ou tem experiência de vida na IAM? Eles são a sementinha da qual pode surgir a grande árvore desta Obra Missionária. Assim, quem tem a primeira ideia deverá começar a falar sobre ela com outras pessoas.

2. O TERRENO: O primeiro passo a ser dado para implantar a IAM é falar com os responsáveis da Igreja local. Sem o apoio e a aprovação da liderança da Igreja local não se deve começar a IAM.

3. A EQUIPE: Uma vez colocada a semente e garantido o espaço na Igreja local é necessário que se forme uma equipe de, pelo menos, três ou quatro pessoas, que se disponham a levar em frente este trabalho.

4. O PREPARO: Esta “Equipe” deverá primeiro estudar a Obra: história, carisma, diretrizes e orientações, metodologia de trabalho, espiritualidade, objetivos e finalidades.

5. O CONVITE: O convite é feito a todas as crianças e/ou adolescentes da paróquia, da comunidade. Campos privilegiados para lançar o chamado são: as famílias engajadas na vida da paróquia ou comunidade.

6. A SELEÇÃO: O convite para participar do grupo da Infância ou da Adolescência Missionária deve apresentar às crianças e adolescentes a seriedade do compromisso que estão assumindo. Oração, sacrifício e solidariedade.

7. O GRUPO: As crianças e adolescentes que aceitarem a proposta deverão ser organizados em grupos de 12 crianças e/ou adolescentes, ou conforme a realidade local, em que cada grupo seja acompanhado por um/a assessor/a.

8. A METODOLOGIA: A Infância e Adolescência Missionária têm um método, chamado de Quatro Áreas Integradas. Isto significa que cada tema, cada assunto é trabalhado em quatro perspectivas diferentes, porém integrados, que interagem: realidade missionária; espiritualidade missionária; compromisso missionário e vida de grupo.

9. A ORGANIZAÇÃO: Nos primeiros meses, o grupo das crianças ou dos adolescentes missionários deverá ser orientado pelo/a Assessor/a, que preparará seus membros para caminharem sozinhos.

10. A FORMAÇÃO DOS COORDENADORES: Crianças e adolescentes não nascem prontos para dirigir o grupo. Precisam de preparação. Isto será feito pessoalmente pelo/a assessor/a, mas também cada ano a paróquia/diocese organizará um Encontro de Formação para Coordenadores.

11. A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS ASSESSORES: Os/As Assessores/as são a alma da IAM. Deles depende em muito a perseverança das crianças e adolescentes, a fidelidade ao carisma da Obra, o trabalho de conjunto com as pastorais da Igreja local. Para isso também os/as assessores/as precisam cuidar muito da sua formação permanente.

12. TRANSBORDAR: A IAM deve estar aberta para ser multiplicadora do ideal missionário no meio do Povo de Deus.

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com