A essência do “ser” padre

No plano de Deus todos somos chamados e amados como filhos queridos, e todos temos uma missa a desempenhar neste mundo. Se não respondermos ao nosso chamado, deixando de fazer a nossa parte, ninguém responderá por nós e ninguém fará por nós aquilo que deixamos de fazer. Assim podemos dizer que nossa vida é um dom e uma responsabilidade. A vocação não pode ser confundida com profissão. No cerne da vocação está o amor o serviço e a gratuidade, sem se preocupar com as “horas extras” remuneração e aposentadoria. Na vida profissional o que vale é a aptidão pessoal para exercer um determinado trabalho, preocupa-se com o ter, o salário e as horas de trabalho. A profissão tem sentido quando é exerci

A LUZ DE CRISTO É PARA TODOS

A solenidade da Epifania do Senhor, conhecida popularmente como dia de Reis, celebra a manifestação de Jesus a todos os povos. A palavra “Epifania” significa justamente isto: manifestação. Jesus é a “luz” que se acende na escuridão do mundo para iluminar todos os povos da terra. No contexto do evangelho, “mago” quer dizer “sábio”. Os reis magos são pessoas sábias, provavelmente estudiosos de astronomia, que, ao observar o céu e suas estrelas, viram essa luz especial e se dirigiram ao seu encontro. Na Antiguidade, são Beda, que viveu entre 673 e 735, escreveu sobre esses sábios: Melquior, cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur, na Caldeia; é ele quem oferece o ouro. Gaspar, cujo nom

Vontade de sumir. Já sentiu isso?

Quando se perde a perspectiva de vida, quando os sonhos se acabam, quando a vida se torna uma rotina, a alma chora no silêncio da solidão e o corpo procura compensar no prazer de ter, de fazer, sentir, comer, ser… O coração parece tão pequeno e oprimido por tantos sentimentos que se torna vazio. A oração parece um grito no vento. Andamos por um caminho em que não vemos o fim; procuramos apoio e encontramos a escuridão. A única vontade que ainda existe é a de sumir. Quem nunca se encontrou dessa forma? Talvez, você esteja assim. Então, o que fazer? Viver da fé é acreditar que Deus tudo pode! Mesmo que você não sinta o chão debaixo dos seus pés, caminhe; não pare e acredite! O dia de amanhã po

Namoro e o noivado são passos em preparação para o casamento

Desejo mais uma vez fazer propaganda do namoro e do noivado, como passos em preparação ao Matrimônio, que é a forma cristã de viver o casamento. A pressa com que se estabelecem tantas vezes os vínculos, por isso mesmo volúveis, não respeita a necessidade de amadurecimento do amor. Quando a expressão e a realidade do “ficar” dos adolescentes, jovens e até adultos se espalha, como vemos em nosso tempo, a consequência é a fragilidade da família. Basta verificar a quantidade de crianças que são geradas sem o necessário sustento de um relacionamento equilibrado sólido e duradouro entre homem e mulher, capaz de oferecer as condições indispensáveis ao crescimento sadio da personalidade. Que o digam

Papa: Evangelho revela o plano de Deus para o homem e para o mundo

No Ângelus deste domingo, 5, Francisco destacou a frase do apóstolo Paulo: “Deus nos escolheu para sermos santos” Acolher com alegria e gratidão o plano divino de amor para o homem e o mundo, realizado em Jesus Cristo. Esta foi a exortação do Papa Francisco durante o Angelus deste domingo, 5, na Praça de São Pedro, no segundo domingo do Tempo de Natal. Enquanto os católicos continuam a contemplar o “sinal admirável do Presépio”, o Pontífice pediu um olhar ampliado e uma “plena consciência do significado do nascimento de Jesus” através das leituras bíblicas deste domingo, em particular a carta de São Paulo Apóstolo aos Efésios e o Evangelho. O Evangelho, com o Prólogo de São João, mostra a no

Homilia do Papa Francisco na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e 53º Dia Mundial da Paz 1º de janeiro de 2020 Boletim da Santa Sé «Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher» (Gal 4, 4). Nascido de uma mulher: assim veio Jesus. Não apareceu adulto no mundo, mas, como disse o Evangelho, foi «concebido no seio materno» (Lc 2, 21): aqui, dia após dia, mês após mês, assumiu a nossa humanidade. No seio duma mulher, Deus e a humanidade uniram-se para nunca mais se deixarem: mesmo agora, no Céu, Jesus vive na carne que tomou no seio de sua mãe. Em Deus, há a nossa carne humana! No primeiro dia do ano, celebramos estas núpcias entre Deus e o homem, inaugura

Milhares de pessoas acompanharam o Natal Solidário no Centro Cívico

Com o tema “Natal com Jesus é Natal”, a Associação Evangelizar realizou no dia 14 de dezembro a 16ª edição do evento “Natal Solidário”, na Praça Nossa Senhora de Salette, em Curitiba. “A verdadeira mensagem do Natal, que é o grande presente de Deus para a humanidade, é focar no que é o essencial, que é a vida de Jesus Cristo. E quem se abre para Jesus, abre-se para o caminho caritativo e solidário”, comentou o Padre Reginaldo Manzotti, que conduz anualmente o evento. A missa na praça foi celebrada pelo bispo auxiliar de Curitiba, Dom Francisco Cota, que também comentou sobre o verdadeiro sentido da data: “Que celebremos o Natal da espiritualidade e da Fé e que possamos antes de mais nada ele

“Quem sabe o Natal do Senhor Jesus nos desperte para experimentar a paz”: Reflexão Natalina

A celeridade do tempo e a intensidade do ritmo de compromissos contribuem para entorpecer a nossa percepção acerca das belezas e grandezas que a vida nos reserva. Também a complexidade das inquietações que nos envolvem parece desfigurar a qualidade das nossas relações com quem amamos. Quem sabe, o Natal do Senhor Jesus nos desperte para aquele sentido, para muitos quase esquecido, que significa experimentar a paz. Chegamos ao final do ano. Dado que balizamos o tempo, poderíamos também referenciar as nossas relações. Nós vimos, e, talvez, tenhamos até nos enredado em discussões bastante passionais, além de muito polarizadas. Não é que surgiram muitas luzes. Muitos contrastes sim. Ofensas talv

Destaques
Últimos Eventos
Arquivo

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com