100 anos de Novena Perpétua no mundo


Santuário Perpétuo Socorro de Curitiba terá nove meses de preparação para

a tão esperada festa do centenário das novenas perpétuas


No próximo dia 2 de outubro, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba (PR) dará início às comemorações do jubileu mundial de 100 anos das novenas perpétuas. Como a Capela da Glória foi o marco inicial da devoção para os curitibanos, a programação começará lá, com uma procissão luminosa, saindo às 19h, em direção ao Santuário.


Na Praça Portugal, os peregrinos e o andor da Mãe do Perpétuo Socorro serão recepcionados ao som da Banda da Polícia Militar do Paraná. A missa solene de abertura está prevista para às 19h30 e contará com a presença da Comunidade Redentorista e de diversas congregações religiosas convidadas, além dos fiéis devotos de Nossa Senhora.


“Celebrar 100 anos de novenas é fazer grandes elogios aos que nos antecederam. É ter um coração agradecido pelos que cultivaram a devoção, sendo fiéis às novenas que hoje chegam até nós, com o dom de alimentar a nossa fé e nossa esperança. É tempo de fortalecer essa devoção em nós com o compromisso de levá-la a tantos que ainda não a conhecem; perpetuando-a no coração do mundo e de cada devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É tempo de festa, de júbilo, é tempo de glorificar a Deus por esses 100 anos de propagação da fé e devoção das novenas”, disse padre Celso Vieira da Cruz, reitor do Santuário.


Consagração a Nossa Senhora

Como muitas pessoas têm o desejo de fazer a consagração oficial a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Santuário resgatou a prática da Arquiconfraria, que deu origem às novenas. Padre Sérgio Lima explica: “É uma associação de fiéis com a finalidade de propagar a devoção a Mãe do Perpétuo Socorro, que terá exercícios espirituais diários e uma missa mensal, com o propósito de reafirmar nosso compromisso”. Desta forma, os devotos que se tornarem membros da Arquiconfraria receberão um Manual de Exercícios Espirituais e terão nove meses de preparação para a tão esperada consagração. “Esses nove meses de gestação, vão proporcionar descobertas de grandes riquezas espirituais. Tudo está sendo preparado com muito amor. Cada detalhe celebrativo nos ajudará a mergulhar na essência dessa consagração. Vale lembrar que a essência da consagração é a de nos tornar ‘outra Maria’ para o coração de Jesus”, complementa padre Celso.


Para se tornar membro, é necessário contribuir com a taxa mensal mínima de R$ 50,00 (cinquenta reais) de outubro de 2021 a junho de 2022. Após esse período, a contribuição será anual. O valor arrecadado será destinado para auxiliar na cobertura dos custos com o Novenário do Jubileu de 100 Anos das Novenas e eventos de propagação da devoção mariana. Informações na secretaria do Santuário, através do (41) 3253-2031 ou 98784-2558.


História das novenas

A origem das novenas aconteceu em 11 de julho de 1922, inspirada no coração do padre André Browne, Missionário Redentorista e pároco da Paróquia Santo Afonso, em Saint Louis, Missouri (EUA). Naquele dia, após contemplação das orações criadas e realizadas pela Arquiconfraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o sacerdote considerou importante a realização de exercícios espirituais todas as quartas-feiras. As graças e os milagres foram acontecendo e a devoção rapidamente se espalhou pelo mundo. As novenas se transformaram na forma mais marcante de devoção a Mãe do Perpétuo Socorro. E foi através delas que os Missionários Redentoristas ganharam força na missão dada a eles pelo Papa Pio IX, em 1866: de tornar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conhecida no mundo inteiro!


ABERTURA DO JUBILEU:

Data: 02/10/2021

19h – Procissão saindo da Capela da Glória (Rua João Gualberto, 565)

19h30 – Missa Solene de Abertura do Jubileu, no Santuário (Praça Portugal, s/n)


Visite o Site: www.perpetuosocorro.org.br


MATERIAIS DE APOIO: https://www.perpetuosocorro.org.br/videos/lancamento-da-logo-oficial-do-jubileu-de-100-anos-das-novenas-2021- 09-18 https://www.perpetuosocorro.org.br/videos/arquiconfraria-de-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-2021-09-22 https://www.perpetuosocorro.org.br/noticias/noticias-do-santuario/quer-se-consagrar-a-nossa-senhora-doperpetuo-socorro-2373/ https://www.a12.com/redentoristas/noticias/100-anos-da-novena-perpetua-em-2022 https://www.a12.com/academia/palavra-do-associado/rumo-aos-100-anos-novena-perpetua

FOTOS: https://www.flickr.com/photos/153156052@N05/albums/72157719891840599



http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2021/10/01/100-anos-de-novena-perpetua-no-mundo/


Posts Em Destaque