Pastoral da Saúde está com projeto para prevenção da cegueira entre pessoas em vulnerabilidade socia


A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba, em parceria com o Pequeno Cotolengo e o oftalmologista Rogil Torres, está tocando o projeto “Visão para a Vida”, destinado à prevenção da cegueira entre crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social em Curitiba e região metropolitana.


O projeto surgiu do diálogo entre a Pastoral e o oftamologista, que se ofereceu para realizar exames e atendimentos gratuitamente, com o objetivo de diagnosticar doenças que possam levar à cegueira e encaminhar os pacientes ao tratamento necessário.


Rogil explica a importância de um diagnóstico correto para a prevenção da cegueira: “Quando uma pessoa simples vai ao posto de saúde com algum problema de visão, muitas vezes, o atendimento não é feito da forma correta. Essa pessoa sai de lá achando que precisa de óculos, mas pode ser que ela tenha uma doença que vai deixá-la cega no futuro. Por isso é muito importante realizar os exames”.


O consultório funciona dentro do Pequeno Cotolengo, instituição sem fins lucrativos no bairro Campo Comprido, em Curitiba. Lá, ele realiza atendimentos gratuitos a cada duas semandas, aos sábados. O objetivo ainda não é oferecer o tratamento, pois o consultório não tem os equipamentos necessários. O paciente irá receber o diagnóstico, o que permite que ele tenha o tratamento adequado nos postos de saúde da sua região.


Os atendimentos são gratuitos e voltados para crianças a partir de 3 meses e adultos em situação de vulnerabilidade social, sendo que óculos só são receitados para crianças de até 13 anos. “Objetivo do projeto não é receitar óculos, mas prevenir a cegueira, que é catastrófica na pobreza. Estar cego diminui muito a expectativa e a qualidade de vida dessa pessoa, e é isso que eu pretendo evitar”, explica o médico.


“Conforme o projeto for crescendo, queremos firmar parcerias com óticas e outras empresas para fornecer os óculos aos pacientes, além de poder comprar os equipamentos necessários para fazer o tratamento aqui mesmo”, conta o médico sobre os planos para o futuro.


Projeto Visão para a Vida – Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba

Responsável: Rogil José de Almeida Torres. CRM 11.244

Atendimento: somente com agendamento

Local: Pequeno Cotolengo de Curitiba

Rua José Gonçalves Junior, 140 – Campo Comprido, Curitiba.


Procure um agente da Pastoral da Saúde na paróquia mais próxima e agende uma consulta


Contato: ireonildapastoralsaude@gmail.com / (41) 99665-7595


http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2018/09/03/pastoral-da-saude-esta-com-projeto-para-prevencao-da-cegueira-entre-pessoas-em-vulnerabilidade/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com