X Seminário da Catequese de Curitiba reuniu 570 pessoas para reflexões sobre “Catequese e Liturgia”


Aproximadamente 570 pessoas estiveram presentes no último domingo, 30 de setembro, participando do X Seminário Arquidiocesano de Catequese, realizado em Curitiba, no auditório do colégio Bom Jesus – Centro. Realizado anualmente, o ‘Seminário da Catequese’ chegou à sua décima edição trazendo importantes reflexões sobre a relação entre ‘Catequese e Liturgia’, com a proposta de contribuir para que a catequese possa iniciar eficazmente os catequizandos na vivência dos sinais e ritos litúrgicos, com o fim último de inserção no mistério pascal de Cristo.


Pe. Luciano Tokarski, coordenador da Comissão da Animação Bíblico Catequética da Arquidiocese de Curitiba, explicou que a proposta de reavivar o diálogo entre catequese e liturgia está em sintonia com o documento 107 da CNBB – Iniciação à Vida Cristã – e que é um tema importante para resgatar uma relação que por um tempo ficou distante. “A proposta é que a liturgia seja realmente fonte do processo de iniciação à vida cristã e que a catequese seja conduzida para ser mais litúrgica, celebrativa e simbólica”.


Assessorando o evento, o Pe. Luiz Baronto também comentou que a catequese com estilo catecumenal exige a reaproximação da catequese à liturgia, destacando a importância de formações em liturgia para agentes de iniciação à vida cristã: “Vi aqui um exemplo de que estamos em um momento de muita inspiração, pois a catequese está redescobrindo o papel da liturgia dentro do processo de educação à fé”, comentou o padre, que elogiou a participação dos catequistas no evento: “Eles vieram com muitas dúvidas sobre liturgia, mostrando interesse em promover o melhor para a evangelização junto aos catequizandos”.


Além da assessoria do Pe. Luiz Baronto, o evento contou também com fala do Padre Roberto Nentwig sobre formação litúrgica na catequese para os diversos ministérios. Ao final, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo presidiu a Santa Missa, encerrando o evento.


Entre os agentes de iniciação à vida cristã, o tema do evento foi muito elogiado: “O encontro foi importante para entendermos o que é correto dentro da liturgia e evitar erros que comprometem todo um trabalho. Muitas vezes a gente faz algo pensando no melhor, mas ao invés de atrair para a Igreja acaba afastando mais. O encontto despertou em todas nós essa noção da importância da liturgia”, comentou Edna Scabio, catequista na Paróquia Sagrada Família do Novo Mundo.


http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2018/10/03/x-seminario-da-catequese-de-curitiba-reuniu-mais-de-570-pessoas-para-reflexoes-sobre-catequese-e-liturgia/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com