Dom Peruzzo recebe título de cidadão honorário de Curitiba

30/11/2018

 

A Câmara Municipal de Curitiba entregou na quinta-feira, 29 de novembro, o título de Cidadão Honorário ao arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. A proposição da homenagem partiu do vereador Tito Zeglin e, de acordo com o presidente da Câmara, vereador Serginho do Posto, foi aceita por unânimidade.

 

Natural de Cascavel (PR), Dom José Antônio Peruzzo está à frente da arquidiocese de Curitiba desde 2015, quando foi nomeado pelo Papa Francisco para a ocupar a vaga deixada por Dom Moacyr Vitty, falecido em junho de 2014. Dom Peruzzo é o sexto a ocupar o cargo de arcebispo desde a elevação da diocese de Curitiba à condição de arquidiocese, em 1926. A relação com a cidade é anterior à sua nomeação. Estudou no Seminário Menor São José de Curitiba. Ainda na capital paranaense, formou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979-1981) e Teologia no Studium Theologicum (1982-1985).

 

De acordo com o vereador proponente, o reconhecimento é realizado em razão da “aproximação do bispo com as comunidades paroquiais, praticando a unidade dentro da Igreja Católica em Curitiba e região”. Zeglin também ressaltou “o empenho e dedicação pelo trabalho pastoral em benefício da sociedade curitibana”.

 

Após a homenagem feita pela Câmara, Dom Peruzzo recebeu o certificado de cidadão honorário pelas mãos dos vereadores presentes e na sequencia falou à plenária, composta por diversos amigos, entre padres, bispos, lideranças pastorais e representantes de diversos movimentos da Igreja.

 

“Interpreto isso como gratidão e reconhecimento do poder público, em nome do legislativo, ao bem que a Igreja faz à sociedade, por exemplo, pelos hospitais, creches, escolas, centros terapêuticos e outras obras administradas pela Igreja e que tanto bem faz a tantas pessoas”, comentou o arcebispo, ressaltando: “a homenagem é para a Igreja em Curitiba, por isso a acolho com simplicidade”.

 

Ao final da cerimônia, um grupo da Infância e Adolescência Missionária – IAM fez uma homenagem ao arcebispo,  com faixas e entrega de flores.

 

 

Dom José Antônio Peruzzo nasceu em 19 de abril de 1960, em Cascavel (PR). Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1985, para a Arquidiocese de Cascavel. Em 24 de agosto de 2005 foi nomeado Bispo de Palmas e Francisco Beltrão. Tem como lema episcopal “Fazei discípulos… Ensinai”. Depois de passar nove anos nesta diocese, foi nomeado arcebispo metropolitano de Curitiba no dia 07 de janeiro de 2015 e tomou posse no dia 19 de março de 2015. É mestre e doutor em Ciências Bíblicas. Atualmente, também exerce a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa e é o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.


Lema episcopal: FACITE DISCIPULOS, DOCETE
“Fazei discípulos, ensinai”.

 

http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2018/11/30/dom-peruzzo-recebe-titulo-de-cidadao-honorario-de-curitiba/

Please reload

Posts Em Destaque

A leitura cristã da Bíblia

2/12/2019

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo