Coronavírus: Como será a celebração da Semana Santa na Arquidiocese de Curitiba


Reprodução: saantoniorcc

Os padres devem celebrar todos os ritos da Semana Santa mesmo sem a presença imediata dos fiéis, comunicando previamente os horários para que os fiéis possam orar em comunhão em suas casas. Entre os atos litúrgicos, neste ano não ocorrem o lava-pés nem as procissões, entre outras alterações.


Os bispos de Curitiba emitiram nesta segunda-feira (30) uma carta aos padres da Arquidiocese com orientações para a Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos, 5 de abril, e encerra no domingo de Páscoa, 12 de abril. Devido ao coronavírus, a Semana que representa o momento central da fé católica será vivida de forma ‘singular’, como descrevem os bispos. Eles destacam a orientação para os padres manterem todas as celebrações, incentivando suas transmissões quando possível.


As orientações na Arquidiocese de Curitiba seguem as determinações emitidas pela Santa Sé. Confira abaixo as principais alterações realizadas neste ano e informe-se sobre horários das celebrações em sua paróquia.


Missa do domingo de Ramos.

Em comunhão com a Igreja no Brasil (CNBB) há uma recomendação de que os fiéis sejam incentivados pelos padres a colocar no portão ou na porta da residência alguns ramos. Os que acompanharem missas por transmissão ‘ao vivo’ poderão ter também ramos nas mãos para serem bentos. A Coleta de Domingo de Ramos, ato concreto da Campanha da Fraternidade para arrecadar recursos a obras sociais da Igreja, será realizada em outra data a ser fixada pela CNBB.


Missa do Crisma ou Santos Óleos Realizada tradicionalmente na Quinta-feira Santa pela manhã, reunindo os padres para a renovação de promessas sacerdotais e para benção dos óleos utilizados nas celebrações, este ano será na terça-feira (7/4) e apenas para os bispos*. Será no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, televisionada pela TV Evangelizar e transmitida pela página da Arquidiocese de Curitiba no facebook.


*A Renovação das Promessas sacerdotais dos padres será realizada presencialmente em nove horários, sem presença de público, conforme explicado na carta aos padres.


TRÍDUO PASCAL

Todas as paróquias devem celebrar, cada uma definido seus horários. Um subsídio com a liturgia das celebrações será disponibilizado ainda nesta semana a todas as paróquias e também no site da Arquidiocese de Curitiba. Para orar em comunhão com seu pároco, cada pessoa pode conferir o horário das celebrações em sua paróquia e seguir o roteiro litúrgico. A página do facebook da Arquidiocese de Curitiba e a Rede Evangelizar de TV e Rádio transmitirão as celebrações presididas pelo arcebispo (horários ao final desta página).


A carta emitida aos padres traz todas as orientações aos sacerdotes sobre cada celebração. Destacamos a seguir algumas das principais alterações deste ano:


Quinta-feira Santa. A Celebração da Ceia do Senhor e da instituição da Eucaristia, celebrada após o por do sol, omitirá o Lava-pés. Omite-se também ao final a procissão do translado do Santíssimo Sacramento.


Sexta-feira Santa. Não haverá a via sacra e a procissão do Senhor Morto. A celebração da Paixão do Senhor deve ser mantida nas paróquias e no momento da Oração Universal será feito um acréscimo com uma oração especial da Arquidiocese de Curitiba pelos doentes, pelos defuntos e pelos enlutados que sofrem perdas familiares. Segue a oração a ser acrescentada nas celebrações na Arquidiocese de Curitiba:


Oremos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso, que neste tempo difícil de pandemia, sejamos confortados pela vossa infinita Misericórdia, os doentes encontrem o alívio de suas fragilidades, os que partiram sejam acolhidos na eternidade e as famílias enlutadas encontrem o conforto e a paz. Reza-se em silêncio. Depois o sacerdote diz: Deus eterno e todo-poderoso, fonte da vida e salvação do mundo, concedei a todos enfrentar esse tempo de dificuldade, com o coração sereno, confiando na vossa infinita misericórdia, acolhei no vosso convívio os que partiram e consolai os que sofrem. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


Vigília Pascal. Será celebrada em cada paróquia na noite do Sábado Santo, celebrando a ressurreição de Jesus. Não acontecerá a benção do “fogo novo”,nem procissão de entrada e há orientações aos padres na condução da Liturgia da Palavra e Liturgia Batismal.


No Domingo de Páscoa são mantidas as celebrações, assim como as demais de nossa Arquidiocese, incentivando a transmissão online quando houver possibilidade.


Horários das celebrações do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, na Semana Santa


Terça-feira, dia 07/04, às 12h: Missa dos Santos Óleos Quinta-feira, dia 09/04, às 19h: Missa da Ceia do Senhor Sexta-feira, dia 10/04, às 15h: Narração da Paixão e Adoração da Cruz Sábado, dia 11/04, às 19h: Vigília Pascal Domingo, dia 12/04, às 18h: Missa


Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Sem presença de público e com transmissão pela Rede Evangelizar e redes sociais. As transmissões poderão ser acompanhadas pela página da Arquidiocese de Curitiba no facebook


ACESSE ABAIXO O ROTEIRO LITÚRGICO PARA AS CELEBRAÇÕES DO DOMINGO DE RAMOS E TRÍDUO PASCAL NA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA



Link: Vivendo a Semana Santa

Roteiro de Oração em Família





http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2020/03/31/coronavirus-como-sera-celebracao-da-semana-santa-na-arquidiocese-de-curitiba/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com