Comunicado Importante.

22/05/2020

Normas internas para a Celebração das Missas

1) Acolhida: O portão central permanecerá entreaberto, sendo que um voluntário vai conferir a idade dos fiéis, mediante apresentação de identidade junto com a senha que será depositada numa caixinha. Estas senhas serão queimadas na segunda-feira.


1.a ) Após a entrada, na escadaria da Igreja, um voluntário aplicará álcool em gel nas mãos do fiel.


1.b) Próximo à porta principal, duas urnas serão disponibilizadas para o recolhimento de coletas e ofertas; um agente da pastoral do dizimo vai orientar o fiel a colocar sua oferta logo na entrada da Igreja, pois não haverá coleta de ofertas durante a Missa.


2) Os Ministros não prepararão mais os cibórios com as partículas, nem os livros das leituras e muito menos o altar. Tudo isso será preparado antecipadamente pelo padre.


3) Os Ministros Extraordinários da Eucaristia (apenas dois por celebração) - só subirão no presbitério na hora de comungar; tirarão a máscara e comungarão; em seguida, colocarão a máscara, passarão álcool nas mãos e só depois irão distribuir a comunhão aos fiéis. Depois de distribuir a comunhão, devolverão o cibório no altar e voltarão para seus lugares.


4) Os músicos: Apenas dois por celebração: São obrigados a usar máscara do início ao fim da Missa; tirarão a máscara para comungar e devem recolocar imediatamente para cantar Terminando a Missa, será disponibilizado desinfetante e pano para higienização dos microfones, pedestal e demais objetos da música.


5) Só o padre servirá o altar: os acólitos e coroinhas estão dispensados de servir o altar. Os acólitos e coroinhas maiores de 12 anos, poderão servir de voluntários para colocar o álcool em gel nas mãos dos fieis na entrada da Igreja.


6) A Sacristia permanecerá fechada durante o horário das Missas: portanto, as vestes individuais dos coroinhas, ministros e acólitos deverão ficar em suas casas, sendo lavadas e higienizadas por suas famílias pra evitar contato e contágio.


7) Os leitores: não poderão ultrapassar o número de dois. A máscara não poderá ser tirada nem durante a leitura. Evitem tocar o microfone com as mãos. Dividam entre os dois leitores, a primeira leitura, o salmo (quando não for cantado), a segunda leitura e as preces.


8)Não haverá mais plantão do dizimo durante as Missas. O dizimo deve ser devolvido pelos fieis na secretaria paroquial durante o expediente. Os agentes do dízimo devem ajudar na orientação das coletas que deverão ser depositadas nas urnas na entrada da Igreja.


9) Ao término de cada celebração: os fiéis deverão evacuar a Igreja o quanto antes saindo pelas portas laterais e pelo corredor central, evitando despedidas, abraços e conversas desnecessárias, conforme a resolução da secretaria de saúde.


Curitiba 22/05/2020.


Padre Jesus Messias Galieta.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

21/05/2020

DIRETRIZES PAROQUIAIS

REALIZAÇÃO DAS MISSAS E A PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS.


1- Uso OBRIGATÓRIO de máscaras para todos, do início ao fim da Celebração.


2- A cada Missa, não exceder o número de 30% de fiéis, ou seja, 90 pessoas por celebração. SENHAS de 1 a 90 serão distribuídas antecipadamente na Secretaria Paroquial durante a semana, mediante apresentação de documento que comprove a idade da pessoa.


3- Cada fiel deverá ser acomodado respeitando a distância segura e exigida de espaçamento de no mínimo 1,5m., ou seja, duas pessoas por banco.


4- Para o recebimento de coletas e ofertas dos fiéis, serão preparadas urnas específicas para esta finalidade e distribuídas na entrada da igreja.


5- A fila da comunhão deverá ser organizada em uma única fila, com marcação visível nos corredores da igreja, respeitando a distância de 1,5m.


6- A comunhão deverá ser distribuída única e exclusivamente na mão.


7- O número de músicos por celebração não deverá ultrapassar de duas pessoas.

8 - O número de MESC por celebração não deverá ultrapassar de duas pessoas.


10- Será permitida a participação de crianças nas missas apenas com idade acima dos 12(doze) anos.


11- Idosos acima de 60(sessenta) anos estão dispensados pela Igreja, de participar da Missa dominical.


12- Pessoas com doenças crônicas estão dispensados pela Igreja, de participar da Missa dominical.


13- “A Obediência é a mãe de todas as virtudes!“


(Diretrizes com base na RESOLUÇÃO SESA N.° 734/2020 de 21 de Maio de 2020)

Curitiba, 21 de Maio de 2020.


Padre Jesus Messias Galieta.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

08/05/2020

Seguindo orientação interna do CPP e CAEP, ouvindo a opinião dos irmãos padres de outras paróquias da Arquidiocese, seguindo critérios pastorais e sanitários, com base na gravidade da situação que se apresenta por conta da pandemia do Corona Vírus (COVID-19):


Caríssimos Paroquianos e comunidade estão suspensas as Missas na Paróquia São Martinho de Lima, e em suas Capelas (São João Batista e Santa Catarina de Sena) por tempo indeterminado.


O Pároco, Pe. Jesus Messias rezará Missa via LIVE na página da Paróquia pelo Facebook; às 19h nas Quartas-feiras e aos Sábado e às 10h aos Domingos. Ele também pede aos fiéis que neste horário: “rezem o terço em família” a Nossa Senhora da Esperança pelo fim da peste.


A todos os fiéis pedimos que rezem em sua própria casa com a família, evitem ao máximo sair. Comunicamos também que a secretaria paroquial estará aberta de terça a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h e aos sábados das 8h às 12h, para os fiéis devolverem o dízimo, e para aqueles que queiram fazer sua oração individual, poderão tomando todos os cuidados, sendo indispensáveis o uso da MÁSCARA e a higienização com ALCOOL GEL. (Cf. Lei Estadual nº 20.189/20 de 28/04/2020)


Nestas horas, o Pároco conta com a compreensão de todos. Também o cultivo do amor e a prática da oração cabem a todos os fiéis!


Rezem, assistindo a Santa Missa pela televisão, nos canais (Canção Nova/ Rede Vida/ TV Aparecida/ TV Evangelizar/ TV Pai Eterno) que transmitem ao vivo a Eucaristia.


Deus vos abençoe!


Pe. Jesus Messias Galieta

Pároco





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com