10 questões sobre a retomada das celebrações públicas no Santuário de Aparecida


Depois de quatro meses, as Missas com a presença de fiéis em Aparecida foram retomadas. Mas antes de ir até o complexo religioso, o fiel precisa se atentar a algumas medidas de prevenção à Covid-19


Depois de cerca de quatro meses, o Santuário Nacional de Aparecida retomou as celebrações com a presença de fiéis.


A reabertura foi autorizada pela prefeitura da cidade, depois que o complexo religioso apresentou um extenso protocolo sanitário e de segurança, visando a prevenção ao novo coronavírus. O plano foi elaborado com base nas normas do governo do Estado de São Paulo, bem como nas orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB.


As medidas incluem higienização constante das áreas comuns, instalação de totens com álcool em gel, restrições quanto ao número de visitantes e obrigatoriedade do uso de máscara e outros equipamentos de proteção individual.


Abaixo, 10 pontos importantes que você precisa saber antes de participar de uma Missa no Santuário:


1 - USO DE MÁSCARA

O uso de máscara é obrigatório para todos os visitantes e em todas as dependências do Santuário Nacional e da Basílica de Aparecida (tanto nas áreas internas quanto externas). Os visitantes também são orientados a higienizar as mãos com álcool em gel e manter o distanciamento físico das pessoas (no mínimo 1,5 metro de distância).


2 - CRIANÇAS E IDOSOS

O decreto municipal que autoriza a reabertura do Santuário não recomenda a presença de crianças e e pessoas com mais de 60 anos ou que apresentem sintomas de gripe e outros sinais característicos da Covid-19. Ainda de acordo com o documento, não é recomendada a presença de pessoas que tenham tido contato com infectados ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.


3 - NÚMERO DE FIÉIS E ACESSO À BASÍLICA

Nas Missas, será permitida a presença de apenas duas pessoas por banco (uma sentada em cada ponta), totalizando 1.000 fiéis em cada celebração. A entrada para as Missas será pela Colunata dos Apóstolos, onde os fiéis passarão por aferição da temperatura e higienização das mãos.


4 - COMUNHÃO

A Comunhão será dada na mão de cada fiel, que está dispensado de responder “Amém”. Na fila, os devotos devem permanecer de máscara e retirá-la somente no momento de comungar. A retirada do acessório deve ser por uma das alças. É preciso recolocá-lo em seguida, também pela alça.


5 - ESTACIONAMENTO

O estacionamento do Santuário Nacional funcionará com 35% da capacidade, ou seja, 2.000 carros. A entrada de ônibus, micro-ônibus e vans está proibida, inclusive na cidade.


6 - ALIMENTAÇÃO

O funcionamento das praças de alimentação ainda está proibido. O fiel poderá levar o lanche de casa, mas não será possível fazer confraternizações ou churrascos dentro do complexo e áreas adjacentes.


7 - ROMARIAS

Estão proibidas as romarias e peregrinações de grandes grupos.


8 - PONTOS TURÍSTICOS

Os locais de visitação do Santuário, como o Caminho do Rosário e o Porto Itaguaçu, estão funcionando. Neste lugares, também é preciso obedecer a orientações, como: uso obrigatório de máscara, distanciamento e higiene das mãos. Não serão permitidas celebrações e reza do Terço em grupos nesses locais. A Capela do Porto Itaguaçu, o Morro do Cruzeiro, o Museu, o Mirante, a Cúpula, os Bondinhos aéreos, o Trem do Devoto e o Memorial da Devoção permanecem fechados.


9 - SALA DAS PROMESSAS

A Sala das Promessas e o subsolo estão funcionando, mas com restrições. Será permitida a permanência de quatrocentas pessoas simultaneamente no local.


10 - OUTRAS CELEBRAÇÕES

O Santuário ainda não tem previsão de quando retomará os batizados e casamentos As confissões, por enquanto, acontecem apenas sob a forma de absolvição comunitária, obedecendo ao uso obrigatório de máscaras e distanciamento social, conforme sinalização no chão e assentos.


É importante lembrar que as Missas da Basílica continuam sendo transmitidas pela TV Aparecida e outras emissoras. Os horários das celebrações e outras informações sobre a reabertura gradual do Santuário podem ser conferidos no site A12.com




https://pt.aleteia.org/2020/07/28/10-pontos-importantes-sobre-a-reabertura-do-santuario-de-aparecida/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com