Voluntário da “Escuta Solidária” conta sua experiência marcante ao acolher o próximo



A Arquidiocese de Curitiba mantém desde abril deste ano a Escuta Solidária, um serviço de acolhimento por telefone às pessoas que durante este período de isolamento social sentem-se sós ou com vontade de desabafar com alguém. Basta ligar para o telefone (41) 3550-0003, das 6h às 22h30, para conversar. Do outro lado da linha estará um voluntário que já atuava em serviços pastorais de acolhida nas paróquias para ouvir e dar conforto. Também participam voluntários da Província Marista Centro-Sul, parceira na Escuta Solidária.


O voluntário Luis Carlos conta uma das histórias que mais o marcou entre as diversas ligações que recebeu neste período de atendimento:


Atendi a ligação de uma idosa que mora em um asilo e se sentia triste porque há três anos não recebe visita e não sabe o paradeiro dos filhos. Ela contou que pensa todos os dias neles e ora muito por eles, mas sente falta. Lembrei das visitas que já fiz em asilos de Curitiba e como é importante o vínculo para os idosos nestes locais.

Conversei com ela, ouvindo sobre como ela se sentia. Ela falou sobre o que mais a preocupava e desabafou. Pude perceber que ela sentia culpa por ter perdido o contato os filhos, mas pareceu que após a conversa esse peso saiu um pouco dela.


Ela se sentiu mais tranquila quando falamos sobre como Deus está sempre com ela. Contou que pensar no bem dos filhos onde quer que estejam lhe traz um acalento. Para mim, ouvir e acolher aquela idosa naquele momento foi providência divina. Ela demonstrou interesse em ligar novamente, espero que ela tenha voltado a conversar com um dos outros voluntários.


Apesar de sentirmos a dor do outro, acolher faz muito bem para nós também. Sentimos a alegria em ouvir e ajudar e nesse caso, após desligar senti vontade de abraçar minha mãe, então, como não posso abraçar, liguei para falar com ela.


Escuta Solidária

Acolhimento por telefone neste período de isolamento social: (41) 3550-0003 - Todos os dias das 6h às 22h30.


http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2020/07/14/voluntario-da-escuta-solidaria-conta-sua-experiencia-marcante-ao-acolher-o-proximo/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com