Mais de 200 padres participaram do Retiro de São José para Presbíteros on-line


(Reportagem publicada originalmente em http://cnbbs2.org.br)

Na última quinta-feira, dia 5 de agosto, cerca de 210 padres e 5 bispos participaram de um retiro josefino on-line, orientado pelo Cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo-emérito de Brasília (DF). A proposta do retiro partiu do Regional Sul 2 da CNBB, em conjunto com a Comissão Regional de Presbíteros (CRP), a fim de ter um momento de espiritualidade motivado pelo Ano de São José.


Conectados pela plataforma Zoom, o retiro teve início às 9 horas, com a saudação do Padre Emerson Lipinski, presidente da CRP. Em seguida, a oração das Laudes foi conduzida, direto da catedral de União da Vitória (PR), por alguns padres do clero diocesano. Então, o Cardeal Dom João, direto de Roma, proferiu a primeira conferência.


Logo no início de sua fala, Dom João manifestou gratidão pelo convite da CRP para orientar esse retiro aos padres do Paraná e alegria por ver tantos rostos conhecidos. “É uma alegria grande o reencontro com a Comissão Regional de Presbíteros do Paraná. Lá naquele início, logo depois do Concílio eu, por 22 anos, participei com entusiasmo da missão e da vida dos presbíteros do Paraná. Então, eu me sinto muito ligado a vocês. Essa decisão de realizar um retiro espiritual hoje, eu penso que é um gesto de sabedoria da parte de vocês. O fato de não podemos mais fazer como fazíamos antes, isso não impede a profundidade do que nós fazemos”, disso Dom João.


Na primeira conferência, Dom João fez uma introdução à Carta Apostólica Patris Corde e ao contexto do Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco. A partir das motivações do Cardeal, os padres foram convidados a reservar a manhã para a oração pessoal em suas casas.


Na segunda conferência, no início da tarde, o Cardeal Dom João Braz de Aviz falou sobre a referência que São José é para o presbítero, dizendo que a identidade do sacerdote é muito próxima da identidade paternal de São José. Em sua fala, o Cardeal também contou vários fatos de sua vida presbiteral e do ministério episcopal, especialmente, neste serviço em que está muito próximo ao Papa Francisco. Ao final dessa conferência, Dom Walter Jorge Pinto, bispo de União da Vitória (PR) e referencial para os presbíteros do Paraná, agradeceu Dom João pela disponibilidade de orientar o retiro.


O padre Nailson Bacon, da Arquidiocese de Maringá (PR), disse que não se imaginava fazendo um retiro on-line e se surpreendeu positivamente: “Foi um dia muito agraciado por Deus, com um tema muito propício. E o Cardeal Dom João Braz de Aviz trouxe para nós mais do que somente orientação espiritual, trouxe também uma partilha de vida muito enriquecedora. O que mais me tocou, na sua segunda colocação, foi quando ele partilhava sobre como São José confiou-se a Deus. Colocar os problemas no colo daquele que pode, de fato, tudo fazer por nós, descansar e quando levantar, tomar as providencias sob a orientação divina, assim como São José fez”.


O retiro concluiu-se às 17 horas, com a oração das vésperas solene, presidida por Dom Walter Jorge e padres da Diocese de União da Vitória (PR). Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2, participou de todo o retiro e, ao final, também dirigiu uma palavra aos padres. “É uma alegria, de fato, receber todos vocês, mesmo que na telinha, para esse momento de reflexão, oração, nos unindo à Igreja que nesse ano reflete e reza com São José, com a Patris Corde”, disse Dom Geremias.


http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2021/08/09/mais-de-200-padres-participaram-retiro-de-sao-jose-para-presbiteros-line/


Posts Em Destaque