Paróquia Santa Bertila destaca papel dos coroinhas em publicações informativas nas redes sociais


As redes sociais têm sido cada vez mais utilizadas para levar notícias e entretenimento para as pessoas. A PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Paróquia Santa Bertila, no Bairro Alto, em Curitiba, tem percebido que o espaço também é especial para divulgar informações que ajudem na formação e na evangelização da comunidade. Nesta semana, o foco principal é demonstrar o papel e a importância dos coroinhas.


A postagem destaca que as pessoas que servem como coroinhas têm a função de auxiliar o padre durante as celebrações e procissões, além de cuidar dos livros e paramentos litúrgicos. A Pastoral dos Coroinhas “tem por objetivo despertar os jovens para o verdadeiro amor e respeito à Sagrada Eucaristia, levando-os a juma verdadeira espiritualidade em torno das coisas do Pai, dando aos coroinhas uma formação contínua, litúrgica e bíblica”, diz o texto da publicação.


Curiosidades


Você sabe a origem do termo “coroinha”? Antigamente, quando as missas eram rezadas em latim (antes do Concílio Vaticano II), muitas pessoas não conseguiam responder as orações durante as celebrações, porque não conheciam o idioma. Assim, foram formados grupos de meninos (originalmente apenas meninos podiam ser coroinhas) que eram preparados para proclamar as respostas durante a liturgia. Como eles ficavam no Coro das Igrejas, começaram a ser conhecidos como “meninos do Coro” – e logo surgiu o termo “coroinha”.


A partir da década de 60, com as missas passando a ser feitas nas línguas contemporâneas, a função desses meninos passou a ser a de auxiliar o padre, já que os fieis já podiam compreender todo o conteúdo das celebrações, orando, cantando e rezando juntos.


Formação e evangelização


Além do tema “Pastoral dos Coroinhas”, a PASCOM também já destacou informações e curiosidades sobre outras pastorais essenciais para o bom andamento da comunidade. A cada semana, uma Pastoral é apresentada. Já foram destacadas explicações sobre os ritos da missa, sobre as cores litúrgicas e seus significados, a composição da Pastoral da Liturgia, entre outros temas.


A PASCOM da Paróquia Santa Bertila conta com a colaboração de um grupo de adolescentes bastante ativo, que recebeu o apelido carinhoso de “Pascom Teens”. Eles é que têm dado um ar moderno e inovador às postagens das redes sociais. Para acompanhar as postagens da Paróquia no Instagram, basta seguir @paroquiasantabertila.



http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2020/11/30/paroquia-santa-bertila-destaca-papel-dos-coroinhas-em-publicacoes-informativas-nas-redes-sociais/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com