TLC Curitiba completa 30 anos


Missa em Ação de Graças foi celebrada por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, e concelebrada por padre Roberto Nentwig (foto: Patric Oliver)


TLC Curitiba, 30 anos amando e servindo, servindo e amando!


“Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” – (Mc 16,15)


O TLC – Treinamento de Liderança Cristã, movimento fundado pelo padre Haroldo Rahm no Brasil por volta de 1967, junto com um grupo de leigos (jovens e adultos), com o objetivo de evangelizar proporcionando uma experiência do amor e a graça de Deus, que desperte líderes para trabalhar na construção do Reino de Deus e que se expandiu pelo país, completou 30 anos de atuação na Arquidiocese de Curitiba no último dia 12 de dezembro, dia dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe padroeira do Movimento e das Américas, dia do Telecista, Minicista e Alunicista.

Os valores do movimento são: a unidade o comprometimento o amor a alegria e a espiritualidade.

E para comemorar essa data especial, uma missa em Ação de Graças foi organizada e transmitida pelas redes sociais do TLC Curitiba direto da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, bairro Sítio Cercado, celebrada por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, e concelebrada por padre Roberto Nentwig.

Devido ao aumento dos casos da Covid 19 na capital e para garantir a segurança de todos respeitando os protocolos do município e do estado, centenas de jovens e adultos foram alcançados com uma celebração diferente da que estão acostumados, com preces realizadas on-line da casa de cada um, mas não menos calorosa, cheia de alegria e espiritualidade, características peculiares e marcantes do movimento.

Em tempos de muita reflexão que pede o momento, emocionados o casal Nika e Márcio articuladores do primeiro TLC Curitiba em 1990, deram início a programação agradecendo a padroeira do movimento, Nossa Senhora de Guadalupe aos Telecistas, Minicistas, Alunocistas, amigos e familiares, ao padre Roberto Nentwig e a Dom Peruzzo.

Os bancos da igreja foram carinhosamente decorados com fotos de vários encontros do TLC Curitiba, para lembrar simbolicamente cada um que gostaria de estar presente na celebração. Com a entronização do quadro com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e a oração Maria Passa a Frente, deu-se início a santa missa que ficará marcada para sempre na mente e no coração de todos os Telecistas de Curitiba, que fazem parte dos setores: Atuba, Boqueirão, Capão Raso, CIC, Colombo, Guaíra, Orleans, Pinhais, Pinheirinho, Xaxim e Sítio Cercado.

Dom Peruzzo fez a acolhida com muito afeto saudando a direção do movimento e convidando todos a participarem intensamente da celebração com a reflexão que o tempo nos pede.

Em sua homilia Dom Peruzzo lembrou que, quando se pensava que a pandemia já teria sido superada, a celebração seria em um contexto diferente, num quadro muito festivo marcado por recordações, onde seriam lembrados vários encontros com o Senhor, em retiros já realizados, mas a história, segundo explicou Dom Peruzzo não segue os nossos desígnios e sim aos desígnios de Deus.

“O TLC tem uma admirável capacidade de aproximar-se de todas as pessoas distantes de Deus, de si e dos outros e peço que deem um passo a diante, percebam os passos de Deus no silêncio, nesses tempos que a prudência recomenda cuidados e atenções para o caminho a percorrer, o aprofundamento na fé se faz necessário. Ninguém se aproxima tanto de dependentes quanto vocês, então esse recolhimento, é período de graça e precioso para aprofundar o que está ótimo que é a iniciação na experiência de Fé, e que tudo isso seja interpretado segundo os olhos do próprio Senhor”, reflete Dom Peruzzo que segue agradecendo ao Movimento.

“Eu tenho grandes motivos para dizer que foram e são muito leais para a Arquidiocese pedindo orientações, dando ideias, será muito bom se pudermos contar com a lealdade do TLC. Muito obrigado por tudo o que fazem e fizeram para a Arquidiocese, gosto muito de vocês”, finaliza Dom José Antônio Peruzzo.

Padre Roberto Nentwig, ou padre Beto para os telecistas e que já foi Diretor Espiritual do movimento, ao fazer seus agradecimentos comentou sobre a necessidade que pede o momento em não se fazer um gesto tão marcante do TLC que é dar um abraço afetuoso. “Virtualmente estamos unidos e certamente queríamos e vamos ter oportunidade de dar este abraço, mais hoje que seja esse abraço dos corações que se unem por esse movimento tão bonito que faz uma história tão grande. O TLC é um movimento que acolhe a diversidade da igreja, acolhe a diversidade social, a pessoas de todos os âmbitos da igreja, lideranças, é um movimento missionário, comprometido, que tem sua beleza, e é protegido pela Virgem de Guadalupe, que possamos hoje só agradecer”, finalizou padre Roberto Nentwig.

Para os coordenadores do TLC Curitiba, o momento foi diferente, mas só de agradecimentos pelos 30 anos.

“Dom Peruzzo, em nome da equipe e pelo carinho que tem com o movimento, nós agradecemos ao senhor. Nos saímos de cada encontro com o sentimento de ternura, a mesma transmitida pelo senhor hoje na missa. Nós podemos dizer que ao findar este ano nós estamos de mãos dadas com a Arquidiocese. Queremos agradecer por te nos recebido e nos aconselhado, e por estar aqui hoje, um dia tão especial para nós, que é a celebração dos 30 anos do TLC Curitiba, obrigada.” – Kelma Petillo.

“O Movimento TLC é um movimento do abraçar, e nessa missa em especial a vontade era estarmos todos juntos se abraçando, confraternizando com todos, queremos agradecer a cada pessoa do movimento, a cada um de nós que construímos esse ano e a cada um dos articuladores. Nós queríamos dar um jeito de estarmos todos aqui, então colamos as fotos de todos os retiros nos bancos dessa igreja, assim cada Telecista pôde estar presente de coração e pensamento na celebração” – Heder Teixeira.


“O eco nesta igreja, provavelmente é o mesmo que ecoou naquela manjedoura. José e Maria também imaginavam e sonhavam coisa, mas eles se adaptaram a vontade de Deus e não foi fácil, para nós também não, mas realizamos junto com você que está nos assistindo uma celebração muito significativa, singela que vai se estender para os nossos lares neste Natal. Simbolicamente transmitimos um abraço a todos que direta e indiretamente se esforçaram para realizarmos essa linda celebração. Feliz Natal e um abençoado 2021”, Wal Rodrigues.


“Medo de Nada, só Amor!” Foto: Patric Oliver








http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2020/12/16/tlc-curitiba-completa-30-anos/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com