Agosto de 2018

mês de rezar por todas as vocações na construção de uma cultura vocacional

Destaques do mês

Eventos

festadospais2.jpg

Festa do dia dos Pais

Oficina-de-Oração-1.jpg

Início do Curso

missaacao.jpg

Missa de ação de Graças

Palavra do Pároco

 

Vocação chamado de Deus, Vem e Segue-me!

Que a paz de Deus esteja com você!

Quando falamos de vocação, lembramos que Deus na sua infinita bondade, nos chama para servi-lo, por nossa parte, devemos responder com alegria e generosidade o seu chamado.

Podemos dizer que a vocação de todos nós é o chamado a “Santidade”, fazendo a cada dia a vontade do Senhor, nas pequenas coisas ordinárias. Ele nos chama e nós respondemos o chamado, de acordo com o nosso coração, há um diálogo entre “Eu e Ele”. Por isso, devemos estar atentos para escutar a sua voz, através da Palavra, dos acontecimentos de nossa vida, seja ele o mais simples que for, mas essa conversa se faz na oração e na contemplação do seu amor infinito por nós.

Quando estamos na graça de Deus, com certeza a resposta vai ser mais generosa, mas quando fechamos a essa graça e não damos abertura, logo não vou ser feliz. Afinal, toda vocação é para ser feliz não triste, pois um cristão triste, torna outro mais triste, ao passo que um cristão feliz vai tornar outro feliz e contagiar com seu carinho e seu amor.

Neste mês vocacional qual vai ser sua resposta a Deus? Você já sabe bem o que Deus quer para você? Como você esta vivendo a sua vocação? Reze muito e descubra o que o Senhor tem preparado para sua vida. Porém, você que já descobriu sua vocação então continue correspondendo com a graça de Deus e alimente sua vocação para fazer cada dia mais a vontade de Deus e seja muito feliz, no estado de vida que escolher e que foi abençoado por Deus.

Parabenizo todos os vocacionados e todos os que já assumiram uma vocação na Igreja seja ele qual for, todos merecem nosso respeito e admiração. Sigamos em frente, a missão continua.

 

Pe. José Airton de Oliveira

peairton@hotmail.com

Missa de Ação de Graças

Comemoração do 6ºano do Pároco José Airton de Oliveira da em nossa comunidade de

São Martinho de Lima

dia 19/08/2018

 

Pastoral da Catequese

 

SER CATEQUISTA NOS DIAS ATUAIS É UM DESAFIO

 

                A origem da Vocação de Catequista para a evangelização decorre do sacramento do Batismo, fortalecido pela Confirmação e alimentado pela Eucaristia. O leigo catequista é a Pessoa que descobre, na experiência de fé e na inserção na comunidade, a vocação.

                É fundamental que o catequista vivencie seu ministério catequético como uma vocação e missão privilegiadas. Sem dúvida, trata-se de um “Dom de Deus”, mas que precisa ser bem acolhido e cultivado com a ajuda de todos os meios possíveis de conteúdos, pedagogia e especialmente em espiritualidade, oração e testemunho de vida e práxis do evangelho.

                A missão do catequista é ampla e exigente, pois dele se requer alta competência no conhecimento da fé e dos conteúdos centrais contidos na pessoa, mensagem e missão de Jesus Cristo, nas Sagradas Escrituras e nos ensinamentos da Igreja. O catequista deve ter intensa vida espiritual, participando da comunidade eclesial, estando atento ao momento histórico em que vivemos, com seus valores e contra valores, desafios e mudanças, exige preparo, qualificação e atualização. O catequista é o mediador que ajuda os catequizandos a acolherem, com todo o seu ser, a revelação do Deus Amor e de seu Projeto Salvífico. O perfil do catequista é um ideal a ser conquistado, olhando para Jesus, modelo de Mestre, de servidor e de catequista.

 

25 de agosto – Dia do Catequista

A todos os Catequistas de nossa Paróquia São Martinho de Lima e Capelas São João Batista e Santa Catarina de Sena nosso muito obrigado ao seu “SIM” e sua dedicação a esta vocação.

 

Testemunho:

Eu sou a Nelci, que logo após a Crisma em 1977 com 13 anos, fui convidada pelo Pároco Frei Rafael (in memoriam) da Paróquia Rosário de Belém, para ser catequista, confesso que levei um susto, e o Frei disse-me que me ensinaria a dar catequese. E realmente me ensinou, e aprendi, fiquei apaixonada pela missão.

 

Há 40 anos atrás descobri minha vocação de catequista e desde então vivencio essa missão e vejo o quanto aprendi e continuo aprendendo. O tempo foi mudando, a tecnologia avançando e a catequese foi se atualizando conforme a realidade vivida, sempre buscando novas dinâmicas para anunciar a Pessoa de Jesus Cristo vivo e presente através de sua Palavra e dos Sacramentos.

 

Muitos catequizandos já passaram pelo processo de aprendizagem nesses anos e hoje vem trazer seus filhos para a catequese, pois eles próprios vivenciaram este momento tão especial na vida das crianças e adolescentes. Mas, não esqueçamos os adultos que também são sempre acolhidos com muito carinho e dedicação para serem catequizados e evangelizados.

 

Como coordenadora da catequese desde 2015, tenho a oportunidade de conviver bem de perto com os catequizandos(as), os pais, mães e responsáveis. E tenho o prazer de conviver com todos os catequistas da matriz e capelas que são pessoas com  vocação, que assumiram a missão como compromisso de amor a Jesus e a Igreja e que guiados pelo Espirito seguem todos os sábados recebendo nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos com muito amor e carinho.

 

A catequese se fortalece a medida que temos o apoio do Pároco, das pastorais e a Igreja em geral.  Assim, acompanhados por Jesus Cristo, guiados pelo Espirito Santo, tendo Maria que caminha conosco, seguimos a missão e vocação que recebemos.   

 

Nelci Salete Teodoro Alves - Teóloga

Coordenadora da Pastoral da Catequese

email: nelcialves@ymail.com

cartaz completo.jpg

Encontro de Casais com Cristo

 

Nascemos livres!

De Adão e Eva, Abrão e Sarah, passando pelos profetas e chegando a José e Maria, concebendo Jesus, fruto do Espírito Santo, filho Deus nascido homem, a todo instante Deus Pai, quer que sejamos livres.

Nossa vida se completa com o sacramento em especial o do Matrimônio.

No “Matrimônio”, temos ali a possibilidade de ter filhos, abençoados por Deus, num matrimônio santo. Tudo é de Deus e pelo amor a humanidade, o homem se une a sua mulher, formando uma só carne pela vontade de Deus Pai num mistério divino.

Não tem sentido a vida sem a Família.

Deus Pai em sua magnitude soube completar o berço dos filhos, fazendo o Cristo Jesus, nascer simples, em uma família, tornando o laço familiar sagrado e consagrado a Deus, se cada um de nós, soubesse verdadeiramente o sentido onde aprendemos a viver, lembrando que na família temos problemas, felicidade, amor, aprendizado, sentido, dor e perdão, cuidaríamos os pais dos filhos como também os filhos de seus pais, sendo no início da vida ou próximo da chegada de nossa “irmã mais velha” morte.

Na Eucaristia, está o nosso maior tesouro que podemos ter antes da eternidade, se todos soubessem, estaríamos rodeado dele em guarda 24h de nossos dias.

Para o cristão, o Matrimônio não é uma simples instituição social, ou um estado, menos ainda um remédio para as fraquezas humanas.

É sim, pela vontade de Deus uma autêntica vocação.

 

Em nome do ECC – Encontro de Casais com Cristo da Paróquia São Martinho de Lima desejamos a felicidade a todas as famílias de nossa comunidade.

Em Especial aos Pais um Feliz e Abençoado Dia dos Pais.

Horário

das Missas

• Domingo: 07:30 - 10:30 - 19:00

• Sábado: 19:00

• Quarta-feira: 10:00 -15:00 - 19:30 (com Novena Nossa Senhora Perpetuo Socorro)

• Sexta-feira: 19:30 (nas famílias - Setores)

• 1° Sexta-feira do mês: 15:00


• Todo dia 03 de cada mês – Missa Solene de São Martinho

Horário das Missas

nas capelas

São João

Santa missa: às 9h todos os 2º e 4º Domingos

Rua Leonardo Gelinski, nº 1321 - Vila Autódromo - Cajuru

Santa Catarina de Sena

Santa missa: às 9h todos os 1º e 3º Domingos

Rua Santa Lúcia, nº 818 - Vila Agrícola - Cajuru

Atendimento

da Secretaria

Terça a sexta-feira:

08:00 às 18:00

 

Sábado:

08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

 

Não terá atendimento externo nas segundas-feiras

Atendimento

do Pároco

Terça-feira: 14:00h às 17:00h - Visita aos enfermos e Bênção de Casas


Quarta-feira: Confissões - Antes das Novenas e Missas na Matriz


Quinta-feira: 09:00h às 12:00h -

Atendimento nas Capelas


Sexta-feira: 09:00h às 11:30h - 14:00h às 17:00h

Rua Natal 1650, Cajuru | Curitiba - PR | Telefone: (41) 3226-2310  |  Email: saomartinhodelima@hotmail.com